quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Pão Vienense ou Pão pra toda hora!

Olá pessoas!
Hoje temos mais uma receita de pão! O nome original é Pão Vienense, mas acho que "Pão pra toda hora" substitui muito bem. Isso porque você pode modelar a massa de inúmeras maneiras e com ela fazer pão de forma, pão recheado, pão enrolado, pão de hambúrguer, etc. A massa é neutra, muito versátil e muito fácil de trabalhar. E depois de pronta, tô pra ver um pão mais macio!
A receita é bem simples e por favor, não se deixem assustar pelos 3 períodos de crescimento que a massa exige. Não tenha pressa, vá pensando nas delícias que irão acompanhar seu pão... uma boa geleia, uma manteiga caseira, uma boa fatia de queijo mineiro ou o melhor - requeijão! rs Cuide do seu pão e com certeza ele te recompensará com uma fatia bem quentinha e gostosa!


Pão Vienense

 INGREDIENTES
500g de farinha de trigo
20g de fermento biológico fresco
30g de açúcar
1 ovo
265 ml de leite morno
10g de sal
30g de manteiga

MODO DE FAZER
1. Dissolva o fermento no leite e açúcar. Vá adicionando os outros ingredientes, sempre mexendo bem. A mistura ficará pegajosa, mas é isso mesmo, não se preocupe. Para quem tem aquela batedeira planetária, vale bater os ingredientes por cerca de 10 minutos com o gancho.
2. Descanse a massa por uns 30 minutos em uma vasilha coberta com plástico filme.
3. Retire a massa da vasilha e coloque em uma superfície polvilhada de farinha. Abra a massa levemente e dê uma leve boleada. Deixe descansar por mais 30 minutos.
4. Abra a massa com um rolo e modele no formato que desejar. Eu modelei o pão de dois modos para vocês verem a belezura que fica. Na assadeira retangular fiz o tradicional pão de forma e na redonda o pão delícia de hambúrguer. Caso aprecie, faça cortes levemente angulares e bem próximos um dos outros (estilo vienense). Pincele com um ovo batido e leve para fermentar até que dobre de volume. Pré-aqueça o forno a 180°C.


5. Pincele os pães novamente e leve-os ao forno por um período entre 25 e 35 minutos (Isso vai depender do tamanho que você modelou seu pão! Quanto maior o pão, mais tempo de forno ele vai precisar).   




Aí... não falei que se cuidasse com carinho dele haveria uma boa recompensa. Hora do lanche!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!