sábado, 1 de setembro de 2012

Pão de especiarias - fácil e delicioso!

Olá pessoas!
Essa receita tem sabor de infância para mim... Não me lembro da primeira vez que comi esse pão, mas sei que foi na casa de uma amiga muito querida da minha mãe. Sempre saía uma fornada quando a visitávamos e quando ela vinha em casa, vez ou outra trazia um pão fresquinho.
Depois de crescida me lembro de o ter comido poucas vezes.... Com a vinda para a faculdade, passei a frequentar menos sua casa e na casa dos meus pais nunca tinha uma sobrinha para mim. Alguns meses atrás, esse pão se tornou uma ideia fixa, eu precisava saboreá-lo de novo! Numa das visitas a minha mãe, revirei seus cadernos de receita -  apesar de nunca ter feito, ela guardava muito bem guardado o segredo desse pão. A receita estava impressa numa daquelas folhas de papel contínuo já amarelado... mas intacta! Na mesma semana executei a receita e hummmm... que delícia! O que mais chama a atenção nesse pão é o sabor... ele é muuuuito saboroso!
A receita é bem simples e apesar do nome parecer pomposo, os ingredientes com certeza estão presentes na cozinha de todo mundo. Confiram se não é verdade:


Pão de especiarias

INGREDIENTES
4 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) açúcar mascavo
1 xícara (chá) óleo
1 xícara (chá) cheiro verde picado
1 xícara (chá) de aveia
9 xícaras (chá) farinha (tem dias que sigo uma vibe mais natureba e coloco 5 xícaras de farinha integral e 4 de farinha de trigo comum e fica ótimo também!)
3 ovos
1 cebola ralada
3 colheres (sopa) de orégano
1 colher (sopa) sal
1 gema para pincelar os pães

MODO DE PREPARO
1 - Dissolva o fermento em 2 xícaras (chá) de água morna. 
2 - Junte o açúcar, o óleo, o cheiro verde, a aveia, os ovos, a cebola e o orégano e misture bem. 
3 - Acrescente a farinha até obter uma massa que não grude nas mãos. 
4 - Sove a massa e modele os pães. Coloque-os em uma assadeira untada e deixe crescer até dobrar de volume (+ou- 45 minutos). Pincele com uma gema batida e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos.


A receita rende 6 pães pequenos ou 3 pães grandes (assadeira de bolo inglês 28 x 11 cm). Eu costumo fazer 1/2 receita e modelo 2 pães menores.  



Não tem erro! Quem tem medo de fazer pão pode arrumar outra desculpa. Esse cresce, fica macio, douradinho e muito gostoso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!